17 de outubro de 2019 07h14

 11 9.7283-8717  (11) 3513-3431

Como Participar

  Como funciona o leilão eletrônico judicial?

O juiz, a partir da indicação pelo exequente, nomeia a Veneto leilões, que disponibilizará sua plataforma para hospedar e gerir o leilão do lote. A própria Veneto leilões elabora o Edital, determinando a data e horário, e, após aprovado, será publicado nos meios de grande circulação e em seu próprio site.Os lotes são vendidos pelo preço avaliado e homologado pelo juiz, no estado em que se encontram, a quem oferecer o maior lance. Os lances são realizados no próprio site da Veneto leilões e computados imediatamente, sendo possível acompanhar a disputa por meio da área de lances de cada lote.A disputa ocorre até a data de encerramento do leilão, prorrogando-se na hipótese de ocorrência de lance nos últimos 3 minutos, pelo mesmo período, a fim de que se permita a elevação dos preços e a participação de mais interessados.

 Por que existem a 1ª e a 2ª praças?

Para a venda dos lotes são designadas duas datas, chamadas de praças ou dois leilões. Na primeira praça, o lance inicial deve ser, pelo menos, equivalente ao valor da avaliação. Já na segunda, os bens podem ser alienados por montante inferior ao valor da avaliação (a ser designado pelo juiz) e o lance mínimo também corresponderá ao quanto determinado pelo juiz.

 Quais bens podem ser leiloados?

Quaisquer bens com valor de mercado podem ser leiloados. Em regra, são levados à hasta pública imóveis (casa, apartamento), veículos (carros, motos), maquinários, eletrodomésticos, etc.

 De onde vêm os bens leiloados?

Os bens indicados para leilão judicial são oriundos de processos judiciais, após o reconhecimento da existência de um crédito e que servem para satisfazer este valor devido; já nos leilões extrajudiciais, os bens são disponibilizados por pessoas físicas ou jurídicas que necessitam de recursos de forma rápida.

  Quem pode dar lance?

Qualquer pessoa física maior de 18 (dezoito) anos totalmente capaz e que não esteja insolvente. As pessoas jurídicas regularmente constituídas e registradas também podem participar, desde que não sejam falidas. Estão impedidos de dar lance o juiz, membros da administração pública, o leiloeiro e as pessoas ligadas a ele, bem como tutores, curadores, testamenteiros, administradores, síndicos ou liquidantes, quanto aos bens confiados a sua guarda e responsabilidade.

  O que é um lote?

É o bem levado a leilão. Caso haja mais que um no mesmo processo, cada bem será considerado um lote diferente.

  O que é lance?

É o valor que o interessado ofertou no lote desejado. Os lances seguintes serão sempre em valor superior, elevando o preço final do bem.

  O que é lance inicial?

É o valor arbitrado e homologado pelo Juiz para o bem objeto do leilão.

  Como faço para dar um lance?

Para participar de um leilão é necessário cadastrar-se no site da Veneto leilões e enviar o “Contrato de Usuários para Utilização do Site” assinado, bem como os documentos pessoais. Após, o Departamento de Relações com Clientes entrará em contato para auxiliá-lo na oferta de lances.

  O que é incremento mínimo?

É o valor arbitrado pela gestora para acréscimo do valor do lance. O incremento mínimo evita que existam sucessivos lances por valores irrisórios, a fim de garantir maior satisfação ao processo.

  Ao arrematar, com quem devo proceder para pagamento?

O Departamento de Relações com Clientes entrará em contato para informa-lo do lance vencedor, bem como fornecerá os documentos e as guias para realização dos atos necessários ao registro. O pagamento poderá ser realizado mediante boleto bancário ou transferência.A comissão devida ao gestor será paga por meio de depósito bancário, em até 24 (vinte e quatro horas) contadas a partir do encerramento do leilão.

  Qual é o valor da comissão do gestor do leilão?

O percentual da comissão devida ao gestor do leilão é arbitrado pelo juiz. Em regra, a comissão é de até 5% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação.

  Arrematei o lote, mas não paguei. Serei penalizado?

caso o pagamento do preço da arrematação e da comissão do leiloeiro não sejam reralizados, o arrematante incorrerá nas penalidades do artigo 335, do código penal. o arrematante deverá, ainda, pagar o valor da comissão que será arbitrada pelo juiz responsável.